Museus Universitários
Neste separador estão alguns museus universitários que têm serviço educativo
O MUHNAC/Museus da Universidade de Lisboa tem como missão promover a curiosidade e a compreensão pública sobre a natureza e a ciência, aproximando a Universidade à Sociedade. Essa missão é atingida através da valorização das suas colecções e do património universitário, da investigação, da realização de exposições, conferências e outras acções de carácter científico, educativo, cultural e de lazer.
A Unidade de Museus é constituída pelo MUHNAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência (na Rua da Escola Politécnica) na zona do Príncipe Real, integrando o Jardim Botânico de Lisboa (no mesmo local) e o Observatório Astronómico de Lisboa (na Tapada da Ajuda, junto ao Instituto Superior de Agronomia). Página Facebook
O Museu da Ciência, Universidade de Coimbra
O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra é um museu interactivo de ciência que procura dar a conhecer a ciência a públicos de todas as idades, a partir das colecções de instrumentos científicos da Universidade de Coimbra e de um conjunto de experiências e actividades que envolvem o visitante.Página Facebook
O Museu de História Natural da Universidade do Porto
A funcionar desde 1996 Museu de História Natural guarda alguns dos mais impressionantes tesouros museológicos da Universidade, grande parte dos quais remonta pelo menos à época da fundação da Academia Politécnica em 1837. Compreende diferentes coleções correspondentes aos anteriores núcleos museológicos da Faculdade de Ciências, nas áreas da Paleontologia e Mineralogia, Zoologia, Arqueologia e Etnografia, bem como o Jardim Botânico e ainda o Herbário.
O Museu da Universidade de Aveiro
O núcleo de museologia tem como missão guardar, preservar e documentar as coleções museológicas da Universidade de Aveiro, assim como impulsionar o estudo e divulgação deste património.
O Museu da Universidade do Minho
O Museu Nogueira da Silva deve a sua fundação ao legado, feito em Setembro de 1975, a favor da Universidadedo Minho pelo Senhor António Augusto Nogueira da Silva. Originário de uma família bracarense, desenvolveu uma actividade filantrópica que levou o Estado e a Igreja a distingui-lo com várias ordens honoríficas. A dimensão do edifício da autoria do Arquitecto Rodrigues Lima, o jardim e a situação no centro da cidade, tornaram possível a disponibilização de espaços para actividades culturais complementares ao Museu como a Galeria da Universidade onde se realizam exposições temporárias; auditórios para conferências e concertos; a Fototeca onde se conservam vários arquivos fotográficos Página Facebook
O Museu de Laníficios da Universidade da Beira Interior
O Museu de Lanifícios, também designado de MUSLAN, constitui um Centro da Universidade da Beira Interior, organismo com autonomia administrativa e financeira tutelado pelo Ministério da Educação e Ciência.
O Museu de Lanifícios, integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2002, tem por missão a salvaguarda do património associado a uma das mais antigas indústrias humanas, num território que, tendo por matriz a Serra da Estrela e centro histórico a Covilhã, cedo se abriu aos contactos internacionais.