Bem Vindos!
Sobre mim...
Sou aluna Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), e frequento o 1º ano do Mestrado em Educação e Formação, na área de especialização de desenvolvimento social e cultural. O meu nome é Natália Rocha, tenho 44 anos e sou natural de Lisboa. Sou licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCEUL) e presentemente frequento o Mestrado em Educação e Formação.
Segundo Jones & Shelton (2006), os Portefólios são “documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. (…) Representam ligações estabelecidas entre ações e crenças, pensamento e ação, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspetivas e antecipa direções futuras”
Propósito deste portefólio...
Este portefólio surge no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação e Projeto do Mestrado em Educação e Formação, onde é proposto a realização de um portefólio individual digital.
Esta U.C. tem como principais objetivos:
- Orientar a apoiar os estudantes na conceção, preparação e planificação das atividades de intervenção profissional ou de investigação a realizar durante o 2º ano do curso;
- Conhecer e discutir as modalidades para a conclusão do mestrado- Estágio, Trabalho de Projeto e Dissertação – e escolher a modalidade mais adequada ao projeto de formação individual;
- Diagnosticar o problema de investigação/intervenção (Estágio, Trabalho de Projeto e Investigação);
- Conceber o projeto de intervenção/investigação;
- Analisar relatórios de estágio, de projeto e de dissertação, por forma a identificar as suas especificidades e o respeito pelos critérios da escrita científica;
- Desenvolver as seguintes competências de: pesquisa, análise, síntese; integração, aplicação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na elaboração da fundamentação teórica que servirá de suporte ao trabalho a realizar no 2º ano.
Dou assim início a este portfólio digital onde pretendo "relatar" a construção do projeto, onde estarão incluídos o que acontece nas aulas, a construção do pré-projeto, leituras e pesquisas realizadas sobre a temática, conceitos e apresentação da instituição onde se vai desenvolver o Projeto no próximo ano letivo, conhecimentos que irei adquirindo, opiniões e reflexões pessoais.