Diário de Aulas

Neste separador vão poder ver os meus apontamentos/registos retirados nas aulas.

 

Aula nº 1 

Quarta Feira, dia 25 de Fevereiro de 2015 

Estivemos a fazer o balanço do 1º semestre, cada um deu a sua opinião sobre como tinha decorrido o semestre em termos pessoais, quais as dificuldades sentidas e a forma como as ultrapassou ou não. Foram também feitas sugestões sobre a dinâmica e a matéria lecionada em algumas das Unidades Curriculares.

As docentes começaram por explicar a organização e funcionamento da UC através da apresentação dos objetivos, plano de trabalho, avaliação. Interesses dos estudantes.

Os alunos foram informados das modalidades a escolher no 2º ano: dissertação, estágio e projeto, e a lguns disseram logo aquilo que pretendiam realizar no meu caso será um Projeto e em último caso a Dissertação. A modalidade de estágio está fora de questão uma vez que é impossível conciliar com a minha atividade profissional.

Foram dadas indicações para a organização do trabalho para próximas aulas: pesquisas indiividuais sobre instituições, reflexão sobre modalidades e áreas de trabalho, a elaboração de um currículo vitae e de uma carta de apresentação.


Aula nº 2

Quarta Feira, dia 4 de Março de 2015

Começamos a aula por abordar a questão do currículo vitae e da carta de apresentação que deveria ser enviada por e-mail para as docentes para fazerem sugestões e/ou correções.

Depois fomos informados que no âmbito desta UC e um dos documentos de avaliaçao seria a realização de um portefólio. Foi lançado o desafio de realizar o portefólio em formato digital, no entanto seria optativo, sendo também possível a realização em formato papel.

Uma colega com base na sua experiência pessoal, apresentou a forma como se poderia fazer um E- portefólio. Pessoalmente desconhecia esta modalidade e achei bastante interessante, apesar de não dominar estas plataformas considerei logo fazer o meu portefólio neste formato, uma vez que seria uma oportunidade de aprendizagem e adquirir conhecimento nesta área.

A colega apresentou alguns endereços possíveis para a construção do E-portefólio.

- www.webnode.pt

- www.wordpress.com

- www.blogger.com

O escolhido por mim foi o primeiro, pois tinha sido através deste que a colega deu a explicação, apesar de outro colega também ter mostrado outro exemplo.

 

Aula nº 3

Quarta Feira, dia 11 de Março de 2015

Através do CV de uma colega fizemos uma análise de quais os dados devem constar no CV assim como a sua ordem de apresentação.

Dados pessoais deve incluir: nome, contatos (e-mail e nº telemóvel) a morada não é necessário.

Dados Académicos: 1º a frequência do Mestrado, depois licenciatura, etc...

Fazer referência ás principais disciplinas ou competências profssionais das U.C que possam ter interesse para a instuição.

A carta de motivação pode-se colocar o link de acesso ao plano de estudos do Mestrado, informar no meu caso que o Projeto pode ser implementado ou não.

Aula nº 4

Quarta Feira, dia 18 de Março de 2015

Não estive presente

Aula nº 5

Quarta Feira, dia 25 de Março de 2015

Apresentamos as instituições onde vamos fazer trabalho de projeto, no meu caso seria o IST - Instituto Superior Técnico, onde irei entregar a minha carta de apresentação e CV. A minha ideia inicial seria fazer um Projeto na área de trabalho dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais, no entanto, mudei de funções de trabalho e considero não fazer muito sentido fazer um trabalho de projeto desta temática.
 

Aula nº 6

Quarta Feira, dia 8 de Abril de 2015

Apresentei na minha nova proposta de área de projeto que é sobre Museus, mais direcionado para o serviço educativo, que foi aceite pelas docentes, neste momento falta a autorização da instituição. 

Apoio e orientação personalizados, foram apresentados os elementos base que devem constar no E-portefólio: Diário, pesquisas realizadas, contatos estabelecidos, carta de apresentação e CV, os dilemas, leituras, bibliografia organizada de acordo pelas normas APA, reflexões.

Aula nº 7

Quarta Feira, dia 15 de Abril de 2015

Como ainda não tinha a confirmação por parte da instituição da possibilidade de desenvolver o projeto na área pretendida e como atualmente estou a trabalhar ligada á área internacional, foi sugerido pela Prof. Isabel Freire a possibilidade de fazer uma Dissertação na área da mobilidade, dando como exemplo um trabalho realizado pela ex-aluna Vânia Leticia Dalcin com o título A mobilidade dos estudantes universitários: contribuição para o desenvolvimento da interculturalidade,  após uma breve leitura até considerei a hipotese de realizar um trabalho neste âmbito, por isso não ficou de parte esta sugestão.

Aula nº 8

Quarta Feira, dia 22 de Abril de 2015

Não estive presente

 

Aula nº 9

Quarta Feira, dia 29 de Abril de 2015

Análise de relatórios científicos: seleção de teses de doutoramento ou de mestrado (pesquisa online) foram dadas orientações de análise (estrutura, revisão de literatura, paradigma, método e design de investigação, técnicas e instrumentos de recolha e de análise, apresentação de resultados, credibilidade científica e questões éticas).
Estive a fazer análise de teses e dissertações, pesquisa de artigos sobre museus, serviço educativo, museus de ciência,etc.
Estive a colega Raquel a fazer pesquisas no PC da sala de aula.
 

 

Aula nº 10

Quarta Feira, dia 6 de Maio de 2015

Foi dada a sugestão para começar a pesquisar as temáticas de Educação e Museus, Museus e Ciência, Museus e engenharia, Museus e escolas

Alguns colegas apresentaram  trabalhos incluídos nos portefólios.

 

Aula nº 11

Quarta Feira, dia 13 de Maio de 2015

Pesquisas sobre teses e dissertações - continuação
 
 

Aula nº 12

Quarta Feira, dia 20 de Maio de 2015

Apresentação de trabalhos de investigação (teses de doutoramento)
Eu e Raquel decidimos fazer em conjunto e escolhemos uma tese de doutoramento para fazer a análise. O tema seria na área dos museus, uma vez que ela também está interessada em fazer o estágio nesta área.
A tese de doutoramento e análise pode ser consulta no separador deste portefólio " Dissertações/Relatórios de Estágio/Projeto "
Houve mais apresentações de outras dissertações/teses feitas pelos colegas que foi interessante para ver as semalhanças e as dieferenças e para estarmos mais conscientes do que devemos ter em conta para a realização do nosso trabalho no próximo ano letivo.
Falou-se da ética na investigação  e da a carta ética da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação disponível no moodle, assim como das  Normas APA.

 

Aula nº 13

Quarta Feira, dia 27 de Maio de 2015

Apresentação dos colegas sobre trabalhos de investigação, nomeadamente teses de doutoramentos e dissertações de mestrado sobre arte pública, artes performativas e envelhecimento, trabalho educativo com crianças de rua.
Reflexão em torno das questões teóricas, metodológicas e éticas

Aula nº 14

Quarta Feira, dia 3 de Junho de 2015

 

Apresentação de pré-projetos de estágio: apresentação dos contextos, objetivos e princípios orientados, orientações de pesquisa bibliográfica, metodologia, questões éticas e resultados esperados.
Fiz a apresentação do meu Pré-Projeto apesar de ainda não ter a confirmação por parte da Instituição, onde em principio só terei uma resposta no dia 19 de Junho.
A apresntação está disponível no separador deste portefolio "Ante-Projeto"

 

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

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